PLANEJAMENTO E PROJETO DE TRANSPORTE CICLOVIÁRIO

 
 
Objetivo

Tendo em vista a política nacional da mobilidade urbana, estabelecida pela lei federal 12.587/12, que institui, como uma das suas prioridades, a maior participação dos modos não motorizados na matriz dos deslocamentos cotidianos dos municípios, torna-se necessário e urgente o investimento na capacitação e especialização em mobilidade urbana não motorizada, de todos técnicos de prefeituras e demais órgãos públicos dos municípios brasileiros.
 
Aplicação

 
Metodologia

 
Programa

1. SITUAÇÃO ATUAL:
O processo de urbanização das cidades; O resgate da qualidade de vida e a utilização responsável e sustentável do espaço urbano; Situação do uso bicicleta como transporte no mundo e no Brasil; Depoimento dos alunos sobre o uso da bicicleta em suas cidades.

2. CARACTERIZAÇÃO DA BICICLETA COMO VEÍCULO
Breve histórico sobre o surgimento e uso da bicicleta; Características da bicicleta: dimensão do veículo, caracterização da utilização da bicicleta (equilíbrio, oscilação, dinâmica dos fluxos ciclísticos); As viagens de bicicleta: escala da viagem – extensão das viagens, topografia, critérios para a escolha dos percursos; Característica do usuário da bicicleta no Brasil - perfil sócio econômico dos ciclistas, entendimento do espaço urbano pelo ciclista; A situação de vulnerabilidade do condutor da bicicleta e perfil de acidentes; O cicloativismo e a participação da sociedade.

3. LEGISLAÇÃO VOLTADA À BICICLETA
Legislação Federal: Código de Trânsito Brasileiro – artigos que envolvem bicicleta e circulação de bicicletas – depoimento dos alunos em relação à sua aplicabilidade em suas cidades; Lei Federal da Mobilidade e Elaboração de Plano de Mobilidade; Legislação Estadual. Exemplos paulistas: Lei Walter Feldman – construção de ciclovia nas áreas urbanas de estradas e ferrovias; Lei sistema cicloviário estadual; Legislação Municipal; Conclusões sobre a aplicabilidade da legislação em políticas cicloviárias – para ciclistas e demais condutores.

4. TIPOLOGIAS DE INFRAESTRUTURAS CICLOVIÁRIAS DEFINITIVAS
Definições Gerais e compatibilização com a hierarquização viária; Classificação: ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota, calçadas e calçadões compartilhados – o que são e quando utilizá-los; Estacionamento: Bicicletários e paraciclos e sua integração ao Transporte Público – o que são e seu papel no planejamento cicloviário e na rede cicloviária; Sistemas de bicicleta pública – Bicicletas compartilhadas – o que são e seu papel no planejamento cicloviário e na rede cicloviária;

5. INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA COMPLEMENTAR
Sinalização vertical; Sinalização horizontal; Sinalização semafórica; Sinalizações especiais; Situação de projeto piloto.

6. DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS CICLOVIÁRIAS E PLANEJAMENTO DE REDE CICLOVIÁRIA
Políticas cicloviárias a serem implementadas para estimular o uso da bicicleta como modo de transporte com base nos aspectos anteriormente tratados e em outros programas e temas correlatos; Critérios e ações necessários ao desenvolvimento do planejamento de uma Rede de infraestrutura cicloviária: Segurança, conforto, conectividade, atratividade, acessibilidade; Aferição e localização das demandas de uso e viagens de bicicletas: existentes e potenciais – sugestões para o estabelecimento de metodologias; Levantamento do histórico e mapeamento de acidentes envolvendo ciclistas; Levantamento dos espaços públicos para acomodação de uma pista ou faixa para bicicletas; Sobreposição destas informações e traçado da malha viária cicloviária básica.

7. DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO CICLOVIÁRIO
Malha de circulação cicloviária – conexões entre áreas, acessibilidade interna e integração modal e sua compatibilização à malha viária geral; Infraestruturas de estacionamento de bicicletas: critérios para localização de bicicletários e paraciclos; Sistemas de bicicletas públicas: critérios para adoção e planejamento da localização das estações e sua compatibilização ao trânsito geral.
Exercício: Elaboração de um plano cicloviário para uma região (a partir de material trazido pelos alunos)

8. CRITÉRIOS DE PROJETOS FUNCIONAIS DE REDES DE INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CIRCULAÇÃO – DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO E DE PROJETO FUNCIONAL
Ciclovias, Ciclofaixas, Ciclorrotas, Calçadas e calçadões compartilhados – quando utilizar, posicionamento na via, largura, declividade, acessibilidade e travessias, articulação e conexão; cálculo do Nível de Serviço e soluções de sinalização.

9. DESENVOLVIMENTO E DETALHAMENTO DO PROJETO
Procedimentos para elaboração de projeto preliminar (concepção): Escala do mapa base – articulações e integrações principais; Seleção de vias; Definição da tipologia cicloviária; Definição do traçado preliminar; Procedimentos para elaboração de projeto funcional: Preparação de mapa-base (escala); levantamento cadastral em campo (largura de via, calçada, alinhamento das interferências principais, levantamento da sinalização de estacionamento, transporte coletivo, ponto de ônibus, etc.); Confirmação da tipologia; Detalhamento do traçado; Indicação e especificação da sinalização cicloviária a ser utilizada e sua compatibilização com a sinalização viária existente e a ser proposta: Sinalização vertical – Anexo II; Sinalização horizontal – Anexo II; Sinalização semafórica – foco para ciclistas; Projetos urbanos complementares: Paisagismo e arborização; Iluminação; Equipamentos complementares; Detalhamento de projeto a partir de material trazido pelos alunos

10. AÇÕES COMPLEMENTARES EDUCATIVAS PARA CICLISTAS E A COMUNIDADE
Espaços educativos para cursos de ciclistas: direção defensiva, manutenção do veículo e conhecimento da legislação; Ciclofaixa Operacional de Lazer – uma escola a céu aberto

MATERIAL A SER TRAZIDO PELO ALUNO: legislação estadual e municipal da sua localidade, plano diretor da cidade, plantas nas escalas 1:20 mil da cidade com a rede de transportes existente, 1:2 mil e 1:500; mapa da área de estudo com levantamento de uso do solo geral com polos geradores de viagens .
 
Público Alvo

 
Gestores e técnicos de trânsito e transporte Pré-requisito: conhecimentos prévios em planejamento viário e urbano (hierarquização viária), legislação urbana, código de trânsito, plano diretor e projeto viário – geometria, sinalização e obras.
 
Carga Horária

40 h / 5 dias
 
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