CURSO SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Interseções, Estacionamento e Circulação de Veículos e Pedestres.

 
 
Objetivo

Proporcionar aos profissionais de trânsito uma visão abrangente das questões associadas à circulação e estacionamento de veículos, à circulação de pedestres e à sinalização conforme as Resoluções 160 e 180. Fornecer informações aos profissionais de órgãos executivos municipais de trânsito no sentido de possibilitar o desenvolvimento de projetos relativos ao tratamento de interseções sob o ponto de vista da sinalização, começando pelas mais simples, passando pelas consideradas de dificuldades médias, até as mais complexas, envolvendo pequenas adequações geométricas. Com a publicação das Resoluções 160 e 180 do CONTRAN, o curso também abordará as mudanças na sinalização relativas às interseções, discutindo-se sua aplicação e, no caso da sinalização de regulamentação, os enquadramentos correspondentes.
 
Aplicação

Elaboração de projetos sobre: Melhoria da fluidez do trânsito geral bem como de ônibus e bicicletas; planos de circulação; melhorias para a circulação segura e confortável de pedestres; aspectos de segurança como controle de velocidade, especialmente a definição da velocidade e a sinalização de regulamentação em função da localização dos radares, as infrações e as penalidades; medidas de moderação do tráfego ("traffic calming") em vias residenciais; regulamentação de estacionamento e parada, operação de carga e descarga, estacionamentos especiais - Deficientes Físicos, Rotativo, Táxis, Veículos de Frete, Área de Segurança, entre outros, suas infrações e penalidades e visão geral da sinalização de orientação do trânsito.
 
Metodologia

 
Programa

1. CONCEITOS BÁSICOS:
O Código de Trânsito Brasileiro: Aspectos gerais; uso do solo e trânsito – geração de viagens, mobilidade; Qualidade no trânsito: cliente-cidadão; Deveres e responsabilidades do órgão municipal de trânsito; O Sistema Nacional de Trânsito e o Decreto 4.711.; Engenharia, Educação, Implantação da Sinalização, Operação e Fiscalização de Trânsito: a importância da integração.

2. SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO:
O CTB e a sinalização: principais artigos e a Resolução 160; Conceitos básicos e características principais da sinalização; Classificação da sinalização: Sinalização vertical e as Resoluções 180,243,486; Sinalização horizontal e a Resolução 236; Sinalização semafórica e a Resolução 483; Dispositivos auxiliares; Sinalização sonora; Sinalização por gestos.

3. DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PROJETOS:
Características e etapas de um projeto, controle do desenvolvimento do projeto, a utilização do Geoprocessamento, planilhas de quantidades e especificações.

4. PROJETOS:
Características de um projeto de engenharia de tráfego: Pontos críticos de segurança e fluidez: soluções de baixo custo e rápida implantação; Uso da sinalização: posicionamento; relacionamento com outros tipos de sinalização; áreas padrão; afastamento lateral; representação gráfica; Planilhas de quantidades; Especificações de materiais e métodos de execução; Gestão de projetos; Etapas de um projeto; Controle do andamento: bancos de dados; sistema georeferenciado.

5. PROCEDIMENTOS PRELIMINARES:
Levantamentos de campo: cartografia; levantamento expedito; topografia; entrevistas com moradores; pesquisas: contagens, levantamento dos acidentes na interseção.

6. TRATAMENTO DE INTERSEÇÕES:
Interseções simples, canalização de tráfego, controle de fluxos, mini-rotatórias, mudanças na circulação, semáforos, pequenas alterações geométricas, gabaritos de giro, sinalização de trânsito.

7. FLUIDEZ E SEGURANÇA:
A cidade e o trânsito; Trânsito e transporte; Trânsito e ambiente; Definição de via para o CTB; Classificação das vias; Características dos fluxos veiculares; Pesquisas - principais tipos: características e finalidades; Polos geradores de tráfego; Melhoria na fluidez: desobstrução de interferências permanentes, estreitamento de pista falta de continuidade física, revisão da regulamentação de estacionamento; binários; faixas exclusivas de ônibus; ciclovias; desvios de obras e sinalização.

8. PEDESTRES:
O CTB e os pedestres; calçada e passeio; características dos pedestres: velocidade, comportamento, posturas e espaços pessoais; limitações de locomoção: idosos, portadores de deficiências físicas e visuais permanentes e temporários; características dos fluxos de pedestres; políticas de priorização da circulação segura e confortável dos pedestres; tratamento de calçadas e travessias de pedestres; calçadões; sinalização de advertência, e de orientação e educativa. 9. CONTROLE DE VELOCIDADE:
Regulamentação da velocidade: Percepção do usuário x percepção do técnico; Ondulações transversais: Restrições do CTB; Resoluções; Modelos; Sinalização. Dispositivos eletrônicos: Modelos e aplicações: radares, lombadas eletrônicas; Aspectos legais. Moderação do tráfego (“Traffic Calming”): Áreas residenciais; Tráfego de passagem x espaço comunitário;

10. CONTROLE DE ESTACIONAMENTO E PARADA, PROIBIÇÃO E REGULAMENTAÇÃO:
Critérios para a definição da política de estacionamento; Sinalização R-6a, R-6b e R-6c; Estacionamento rotativo regulamentado pago: “Zona Azul”, “Área Azul”, “Faixa Azul”, etc. Carga e descarga: Políticas de carga/descarga; Sinalização de regulamentação, advertência e orientação; Carga/descarga em áreas centrais e comerciais; Locais e horários para carga e descarga, com ou sem cobrança.

11. SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DE TRÂNSITO – POT:
Função, características e importância; Topônimos; Sinalização: posicionamento na via e características; Placas diagramadas.

Obs. Ao longo do curso serão elaborados exercícios individuais e em grupo.
 
Público Alvo

 
Engenheiros, arquitetos e técnicos com experiência na área de trânsito.
 
Carga Horária

40 horas / 5 dias
 
Pré-Inscrição Indique para um amigo Imprima esta página Solicitar proposta in company