CURSO Online e ao Vivo - POLÍTICA, PLANEJAMENTO E PROJETO PARA PEDESTRES

 
de 7 a 11/3 e de 14 a 16/3 - Horário:




de de 7 a 11/3 e de 14 a 16/3

Das 8h30 as 12h30 - Online/ao Vivo

 
Objetivo

Fornecer informações sobre a Mobilidade a Pé, o que ela representa na vida das pessoas e como ela se insere nas políticas públicas, no planejamento e no desenho das cidades.

 
Metodologia

O curso é ministrado por 8 dias com 4 horas/dia, totalizando 32 horas. A ferramenta a ser utilizada é a plataforma Zoom

Uma parte do curso é voltada para apresentação de conteúdo teórico e uma outra parte é para execução de exercício prático referente ao conteúdo apresentado com o objetivo de consolidá-lo. Dependendo do assunto e especificidades os exercícios práticos poderão ser realizados utilizando ferramentas eletrônicas como o Google View. Os alunos poderão se agrupar em equipes. utilizando a plataforma Zoom.

MATERIAL A SER PROVIDENCIADO PELO ALUNO:
O curso é baseado no livro “A Rede da Mobilidade a Pé” mas sua aquisição não é obrigatória. Há várias bibliografias de referência que poderão ser consultadas pela internet e que serão informadas aos alunos.

 
Público Alvo

Esse curso se destina a Profissionais que atuam na área de desenvolvimento de políticas, planejamento e projeto voltados ao urbanismo, mobilidade urbana, comportamento social e representatividade da sociedade. São geralmente gestores públicos e da iniciativa privada, urbanistas, arquitetos, engenheiros, geógrafos, sociólogos, educadores, dentre outros que atuam na área pública, privada e terceiro setor, voltadas direta ou indiretamente a atividades vinculadas à mobilidade urbana, em especial à mobilidade a pé.

 
Programa

1. Urbanização e a importância da mobilidade sustentável / conceituação geral da mobilidade ativa, mobilidade a pé e o futuro das cidades – 4 hs;

2. Conceituação e caracterização da mobilidade a pé – quem é o pedestre – 4 hs;

3. Legislação urbana e de trânsito da mobilidade a pé e políticas públicas – 4 hs;

4. Vulnerabilidade e acidentalidade do pedestre – 4 hs;

5. A rede e a infraestrutura da mobilidade a pé acessível- 4 hs;

6. Metodologias para aferição da qualidade da infraestrutura urbana da mobilidade a pé – 4 procedimentos metodológicos (exercício prático)– 4 hs;

7. A mobilidade a pé e a definição de diretrizes para políticas públicas e planejamento da rede (exercício prático) - 4 hs;

8. Projeto funcional da rede urbano da mobilidade a pé (exercício prático)–4 hs;

 
Corpo Docente

Arq. Urb. Maria Ernelina Brosch Malatesta
Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É mestra e doutora em Mobilidade Urbana Ativa – Mobilidade a Pé e Cicloviária pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; trabalhou 35 anos de CET totalmente voltada à Mobilidade Ativa onde elaborou e coordenou estudos de políticas e planos para pedestres e ciclistas; É consultora em políticas públicas, planos e projetos para a Mobilidade Urbana Ativa; ministra palestras e cursos de capacitação, pós graduação e especialização para gestão e políticas públicas nesta área; é presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP; conselheira das ONGs ITDP, MDT, Cidadeapé e Sampapé; conselheira suplente do CAU SP atuando nas Comissões Temporárias de Mobilidade Urbana e Acessibilidade; blogueira do Pé de Igualdade, um dos blogs do Portal Mobilize; É autora dos livros: “Pé de Igualdade” publicado pela Editora Prismas e “A Rede da Mobilidade a Pé” publicado pela Editora Annablume.

Arq. Urb. Psicopedagoga Maria da Penha Pereira Nobre
Com especialização na área de Trânsito, Mobilidade e Segurança e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Trabalhou 25 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo e no Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV de São Paulo. Participou da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro; fez curso de especialização em transportes e trânsito na França; trabalhou na Venezuela e no México; foi consultora do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, do Programa Monumenta/BID/Unesco do Ministério da Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República – SEDU; foi presidente da Comissão de Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, conselheira do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN de São Paulo, representando o Instituto de Engenharia e a sociedade civil; coordenou e ministrou cursos dentro do “Programa Nacional de Capacitação das Cidades” do DENATRAN/Ministério das Cidades em todo território nacional.
É coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia; conselheira do Conselho Estadual para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes – CEDATT do Estado de São Paulo, representando o Instituto de Engenharia; diretora e responsável técnica do Instituto Mobilidade e Educação PLANO – IMEP; coordenadora técnico-pedagógica dos cursos de pós-graduação do IMEP e dos cursos abertos nas áreas de Trânsito e Transportes.

 
Valor Investimento

R$ 890,00

Envie sua inscrição até dia 23/2 para formação da turma

- Quantidade mínima de Participantes: 12

Após recebermos as inscrições e formarmos a turma, confirmaremos a realização do curso até uma semana antes da data de início e enviaremos por email os dados para pagamento do curso.

 
Forma de Pagamento

- Deposito bancário antecipado
- Nota de empenho (p/ órgãos públicos)
- Cartao de credito parcelado

O acesso ao curso pela plataforma Zoom será liberado com as condições completadas

 
Local e Hospedagem

Curso ON LINE -ao vivo com a professora

 
Certificação

O Certificado será entregue para os participantes que tiverem no mínimo 80% de participação, o aluno precisará estar com câmera ligada durante todo o curso.

 
Informações

Para se inscrever, clique abaixo em Inscrição On Line. Confirmaremos o recebimento da inscrição no email que informar.

(11) 3746-6010 - 3771-5459


 
 
Inscrição Online Indique para um amigo Imprima esta página Solicitar proposta in company